Escritos na varanda

Imagino-me a escrever na varanda, ao fim da tarde, com o Sol a por-se no horizonte e uma bebida gelada ao lado. Como eu nem sequer tenho varanda, tudo isto é ilusão.

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Abelhómetro



Este é o meu abelhómetro. Mede a quantidade de abelhas. E neste momento o ponteiro está no zero. O depósito está vazio.

As flores há muito que abriram, já fecharam, já desapareceram e nenhuma abelha as veio polinizar. Quer dizer que não vou ter abóboras.

Comecei com as minhas lides hortículas há quatro anos e nessa altura ainda havia por aqui abelhas em quantidade razoável, sobretudo na época de floração das laranjeiras, mas de ano para ano têm vindo a diminuir, até quase desaparecerem.

Eu tentei a inseminação artificial, uma espécie de abóbora-proveta, que é feito da seguinte forma: com um pincel esfreguei sucessivamente o interior das diversas flores na esperança de que o pólen de uma passasse para outra, mas sem resultado.
Talvez o problema seja meu que não sei esfregar bem :(