Escritos na varanda

Imagino-me a escrever na varanda, ao fim da tarde, com o Sol a por-se no horizonte e uma bebida gelada ao lado. Como eu nem sequer tenho varanda, tudo isto é ilusão.

domingo, 26 de março de 2017

Mapa interactivo da horta


Com tanta erva à minha frente, às vezes perco-me naquele labirinto. Tive então de criar um mapa.
A legenda é a seguinte:
1- Couves galegas. Deixaram de dar folhas, agora só dão flores.
2- Espinafres. Vão crescendo.
3 - Cenouras. Semeei muitas e muito juntas, talvez cresçam pouco. Tem um rego com rama de 5/6 cm de altura e muito densa.
4 Alfaces. Foram semeadas em casa em copos de iogurte e depois mudadas para a horta.
5 - Erva. Lá no meio talvez existam algumas ervilhas. Eu explico: semeei um rego de ervilhas, mas como a terra foi mal limpa préviamente, apareceram montes de ervas rápidamente e agora não sei o que são ervas daninhas e o que são ervilhas. Há algumas ervinhas que são vagamente parecidas umas com as outras e a olho parece formarem uma espécie de linha recta. Talvez sejam as ervilhas.
6 - Mais uma fila, desta vez com cebolas e alho francês. Foram trazidas da cooperativa. Em pequenas as folhas são parecidas e à chuva ainda mais. Agora que já cresceram um pouco consigo ver que as plantei misturadas.
7 - Pastinaca. Ou cherovia. É uma experiência. Foram criadas em copos de iogurte e depois mudadas.
8 - Manjericão. Não parece de boa saúde.
9 - Erva cidreira.
10 - Hortelã pimenta.

Antes de fechar a carta ainda vou escrever uma coisa que só reparei agora. Esqueci-me de um item. Na imagem, entre o 5 e o 7 está uma fila com tomateiros. Vieram da cooperativa ao mesmo tempo que as cebolas e o alho francês.