Escritos na varanda

Imagino-me a escrever na varanda, ao fim da tarde, com o Sol a por-se no horizonte e uma bebida gelada ao lado. Como eu nem sequer tenho varanda, tudo isto é ilusão.

domingo, 18 de junho de 2017

Pedrógão Grande


Esta é a ponte filipina que cruza o rio Zêzere, perto de Pedrógão Grande. Estive lá em 2011, embora por razões estranhas à minha vontade não tenha conseguido chegar mesmo até à ponte.
Foi na zona de Pedrógão que ontem começou um incêndio que devastou toda esta região.
Nessa altura estive alojado quase uma semana no parque de campismo "O Moinho" perto da praia fluvial Poço Corga, no rio Pera. a andei por ali em redor, por montes e vales.
Apanhei desde temperaturas de mais de trinta graus até nevoeiro no alto da serra da Lousã que não deixava ver mais que dez metros à frente.
Tudo isso se modificou com o incêndio deste fim de semana. Algumas coisas desapareceram para sempre, incluindo, o que é mais grave, vidas humanas.
Esta é a minha homenagem a todos os que sofreram com este fogo gigantesco, mortos, feridos, desalojados, bem como a todos os que de alguma forma o têm combatido e ajudado a tentar controlar a situação.