Escritos na varanda

Imagino-me a escrever na varanda, ao fim da tarde, com o Sol a por-se no horizonte e uma bebida gelada ao lado. Como eu nem sequer tenho varanda, tudo isto é ilusão.

sábado, 25 de outubro de 2014

Lubuntu


Nem tudo o que parece é. Eu até diria mais: nada do que parece é.
Depois de ontem finalmente ter tido o computador pronto, chego a casa e depois de verificar com alívio que funcionava, reparo que a nova board não tem porta paralela. E eu preciso mesmo de uma porta paralela.

Uma porta paralela, ao contrário do que o nome possa sugerir, não serve para entrar num universo paralelo, serve para ligar o scanner, que já tem mais de doze anos mas ainda funciona. E eu preciso mesmo do scanner neste momento. Preciso de digitalizar todos os documentos que tenho da compra do novo carro velho para fazer uma exposição à Deco e uma reclamação directamente à administração da santogal.

Nova ida à loja e a informação de que não têm adaptador. Entretanto o computador vai funcionando.
Sábado perdi a manhã a ir a Queluz. É já ali dizem, mas para lá ir e voltar de comboio foram mais de duas horas, além dos 3,70€ nas "portagens". Num país de terceiro mundo e meio como é este aqui, os comboios suburbanos da capital passam de meia em meia hora. Consegui no entanto trazer uma placa PCI com porta parelela.

À tarde veio a desilusão. O computador até estava a funcionar bem mas depois de lhe ter mexido não se aguanta mais de dois ou três minutos ligado. Está constantemene a reiniciar.
E o que eu fiz foi muito simples e tenho quase a certeza que eztá bem feito: coloquei a placa numa ranhura PCI e liguei um segundo disco que tinha retidado antes de enviar o computador para reparação  e que é onde tenho as minhas fotos.
O disco nem sequer é reconhecido na BIOS, e quanto ao scanner não o consigo experimentar porque o computador está sempre a desligar.

Há ainda a gravidade de não ter feito a segurança de todos os dados que tinha guardados no disco C:

Felizmente que existe o Linux.
Com um disco da distro Lubuntu, em modo live CD, o computador está a funcionar aparentemente às mil maravilhas. Deduzo portanto que o problema não está no hardware mas no sistema operativo que está no disco C:
Com a vantagem de que com o Linux consigo aceder ao Windows e estou a fazer a salvaguarda dos dados que lá tinha.

O mundo (pelo menos o meu) acabava se perdesse os meus escritos na varanda.