Escritos na varanda

Imagino-me a escrever na varanda, ao fim da tarde, com o Sol a por-se no horizonte e uma bebida gelada ao lado. Como eu nem sequer tenho varanda, tudo isto é ilusão.

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

As receitas da vovozinha



As alterações climáticas afectam não só os ventos e as marés, mas também as melgas. Parece que se reproduzem mais. Confesso que nunca tinha visto tantas. Em casa, lá muito de longe em longe, aparecia uma melga no quarto de vez em quando, e com algum trabalho conseguia-me livrar dela.
Esta semana, não apareceu uma. Nem duas, nem três, nem quatro, nem...
Apareceram muitas e todas de uma vez.
O pior é que nem sei de onde elas vêm, porque nem tenho aberto a janela. Durante a noite consigo matar duas ou três, mas no dia seguinte continuam lá várias.


A internet está cheia de páginas com dicas e receitas milagrosas. Experimentei duas delas, as que me apareceram em maior quantidade, e posso dizer por experiência própria, que são treta, não funcionam.
Primeiro usei limão com cravinhos espetados, metade em cada mesa de cabeceira. Como não resultasse, usei o plano B: vinagre.
Detesto vinagre. Em casa não o uso, e se for comer a algum lado e a salada tiver vinagre não a como. E agora dei-me ao trabalho de colocar no quarto uma tigela com vinagre. Ficou um cheiro pestilento ainda para mais com as janelas fechadas. E tudo isto para nada, porque as melgas continuam lá
Malditas receitas da vovozinha.