Escritos na varanda

Imagino-me a escrever na varanda, ao fim da tarde, com o Sol a por-se no horizonte e uma bebida gelada ao lado. Como eu nem sequer tenho varanda, tudo isto é ilusão.

domingo, 24 de agosto de 2014

Mistério marinho


Há uma coisa que sempre me intrigou, que para mim é um mistério. Um mistério não é, como muita gente erradamente pensa, uma coisa que tenha a ver com algo sobrenatural, é apenas ignorância. E eu neste caso confesso a minha.

A água pule (do verbo polir). As pedras rolantes são lisas, os seixos encontrados à beira mar e nos rios são lisos. Por que raio é que as rochas da costa, continuamente batidas pelas ondas apresentam este aspecto de terem sido bombardeadas pelos senhores da guerra? Porque não apresentam também uma superfície lisa?
Será o deus tritão que anda por ali a espetá-las com o seu arpão de três bicos em busca sabe-se lá de quê?