Escritos na varanda

Imagino-me a escrever na varanda, ao fim da tarde, com o Sol a por-se no horizonte e uma bebida gelada ao lado. Como eu nem sequer tenho varanda, tudo isto é ilusão.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Que horas são?


São horas de o relógio já estar pronto e por minha causa ainda não está. Problemas vários atrasaram a construção. A começar pelos problemas propriamente ditos que me foram colocados, e que tiveram de merecer uma solução adequada.

A fresa (tupia) é uma ferramenta nova para mim de modo que tive de fazer e aprender ao mesmo tempo, para não atrasar ainda mais o processo.
Mas os problemas não se ficaram por aqui. Cortes para serem direitos têm de ser feitos com uma guia.
Guia? Qual guia? E como é que guia? Ok, substitui-se o sono pelo pensamento e logo se inventa qualquer coisa. A noite também se fez para isso. Há quem pense mais e melhor a dormir do que muita gente acordada.

Manhã cedo, ainda os empregados estavam a bocejar e a tirar a ramela dos olhos e um cliente chato já estava à porta da loja, pronto para sair passados poucos minutos com um molho de ripas debaixo do braço.
O Sol quando nasce não é para todos e os dezoito milímetros de espessura marcados nas tábuas também não. Aquilo é assim a modos que aproximado. Com as ripas todas montei o dispositivo, fiz dois cortes de experiência numa tábua velha, mas depois quando começou a ser a sério surgiram mais problemas.

Primeiro tive de ajustar (desbastar) a altura das guias inferiores porque a fresa ao deslizar batia no final.
Depois ao tentar enfiar uma peça por baixo das guias superiores, que são finas, não reparei que não cabia porque tinha ligeiramente mais que os dezoito milímetros e parti uma delas. Como resultado tive de a substituir.

Quando tudo parecia pronto, o quadrado que eu ia trabalhar na realidade, a verdadeira origem de toda esta trabalheira, não era quadrado. Um dos lados tinha mais um ou dois milímetros do que o outro.
Não olhem assim para mim porque a culpa não foi minha. A peça em questão foi cortada na loja aquando da compra da madeira.
A orientação da madeira tinha de ser em função dos veios, e por isso o que tinha de entrar no canal do dispositivo era o tal lado de dois milímetros a mais, o que obrigou a nova desmontagem para ajustar o tamanho.
Várias horas depois a coisa ficou pronta. Restou a auto-satisfação de ter ficado conforme tinha previsto.

Para finalizar faltava só fazer na parte de trás da madeira um entalhe para o mecanismo de relógio.
Perfeito. Quando tiver mais algum tempo de aprendizagem posso fazê-lo com a fresa, em vez de fazer à mão.

O filme que segue em anexo tem bolinha vermelha no canto. É proibido mandar piropos às gajas mas a mim ninguém me proíbe de mandar piropos às minhas próprias madeiras. Sobretudo àquelas que não se comportam como eu quero.
É um bocado grande o filme. As partes mais interessantes começam no minuto 23’20” e 35’25”.