Escritos na varanda

Imagino-me a escrever na varanda, ao fim da tarde, com o Sol a por-se no horizonte e uma bebida gelada ao lado. Como eu nem sequer tenho varanda, tudo isto é ilusão.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

No manicómio do mundo


Estive quase a ser levado para um manicómio.
Mas onze dias depois consegui voltar a ter acesso ao meu bom e velho computador e tudo se recompôs.
Primeiro foram as caixas e os sacos que não paravam de se acumular.
O computador coitado jazia desligado e inerte debaixo de um monte de coisas que nem sei descrever.
Aos poucos uma caixa ou um saco foram sendo retirados e arrumados e comecei a vislumbrá-lo.
Primeiro a cauda do rato, depois o rato propriamente dito, a seguir a letra Q do teclado. Aos poucos foram aparecendo todas as restantes letras até formar o alfabeto completo.
Mas faltava sempre qualquer coisa, um cabo, uma ficha, ou a paciência. É que as caixas e os sacos não paravam de reclamar prioridade.
Com o desaparecimento de mais algumas caixas e sacos surgiu finalmente o espaço necessário para colocar a secretária e instalar o computador.
Isso aconteceu ao décimo dia. Ontem portanto. Quando chegou finalmente a hora de carregar no botão vermelho e despoletar a reacção em cadeia que iria originar a explosão de alegria por que tanto ansiava... nada.
Sim, isso mesmo, nada. O ecrã estava preto.
Tantos sacos e caixas à minha espera (quase todos ainda, no fundo) e um computador sem funcionar à minha frente. Um teste rápido daqui, uma experiência a correr dali e o veredicto final: a placa gráfica morreu.
Feitas as contas chego à conclusão que é mais barato fazer um aumento de memória do que comprar uma gráfica nova. Isto não é a solução do problema obviamente, é apenas um remedeio por falta de dinheiro. Com o aumento da memória para 6GB, e eu estava mesmo a precisar de aumentar a memória, só tinha 2GB, posso usar a gráfica integrada na motherboard sem constrangimentos. No futuro, quando tiver dinheiro logo compro uma gráfica nova.
E pronto, a história acabou por ter um final feliz para os restantes pacientes do manicómio: livraram-se de entrar em contacto comigo.