Escritos na varanda

Imagino-me a escrever na varanda, ao fim da tarde, com o Sol a por-se no horizonte e uma bebida gelada ao lado. Como eu nem sequer tenho varanda, tudo isto é ilusão.

domingo, 10 de julho de 2016

Mesa de serra tico tico


Eu olho para isto e só me vem à cabeça um desenho do Quino.
Depois de tanto trabalho e de tantas horas o que é que eu faço a isto, ou melhor, o que é que eu faço com isto?

Vários problemas se colocam. O primeiro de todos é o tamanho, não tenho onde colocar isto, só no chão. O segundo e o mais grave é a extraordinãria vibração que o conjunto apresenta quando em funcionamento. Tem que forçosamente ficar preso a alguma coisa, mas onde?

Tem mais um conjunto de imperfeições, que não interferem no funcionamento, globalmente estou bastante satisfeito com o trabalho feito, mas...



Não está ainda acabado, falta levar duas travessas na base para poder ser fixado a alguma coisa. O que significa que a seguir tenho mesmo que fazer uma bancada de trabalho, quanto mais não seja para poder fixar convenientemente esta mesa.

Em relação ao projecto inicial fiz duas alterações. Em primeiro lugar o sistema de fixação da serra na parte de baixo do tampo não funcionou (ficou com folga e não fui capaz de resolver) por isso tive de inventar um outro com parafusos. Em segundo lugar resolvi aumentar a altura da área de corte e para isso tive de inventar um sistema móvel para ajuste dos rolamentos que servem de guia à lâmina.

Algumas fotos das diversas fases de construção.











Para terminar, o link para o video original do prijecto e os meus agradecimentos à Oficina de Casa e ao Marcelo Aguilera
https://www.youtube.com/watch?v=0Tz6q18zC7Q