Escritos na varanda

Imagino-me a escrever na varanda, ao fim da tarde, com o Sol a por-se no horizonte e uma bebida gelada ao lado. Como eu nem sequer tenho varanda, tudo isto é ilusão.

domingo, 19 de junho de 2016

Melody - Fernando Sor


Se um Paulo desafina muitas notas, dois Paulos desafinam muito mais.O objectivo era fazer um video com a janela dividida ao meio onde aparecessem as duas gravações em simultâneo.

Mas houve um problema: após estudar a situação encontrei o programa "Kdenlive" em Linux que permite dividir o ecrã. A questão é que não encontrei forma de conseguir alinhar os dois videos para que o audio começasse ao mesmo tempo. Perdi algumas horas e acabei por desistir.

Virei-me então só para o audio. Com o mesmo Kdenlive extrai o audio dos filmes. Depois em Audacity abri as duas faixas e com maior ou menor dificuldade lá as consegui alinhar.

Quanto às gravações em si, foi uma primeira experiência e modéstia à parte acho que consigo fazer bem melhor. Está mal, tem muitos erros a nível dos tempos, o meu grande problema. Nunca tinha tocado com auscultadores e às vezes não me oiço a mim próprio, o que leva a enganos e a consequente repetição.
Está lento, 70 bpm, mas era apenas para fazer um teste. consigo ir na boa até aos 108 bpm que estão indicados na pauta.
Quando souber de informática o suficiente, ou quando conseguir arranjar ajuda para editar o video, vou repetir e dessa vez à velocidade correcta.