Escritos na varanda

Imagino-me a escrever na varanda, ao fim da tarde, com o Sol a por-se no horizonte e uma bebida gelada ao lado. Como eu nem sequer tenho varanda, tudo isto é ilusão.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Serralharia 2 - Carpintaria 2


E pronto, terminou com um empate. A culpa, ao contrário do que é habitual, não foi do árbitro mas do terreno.
Depois de mais alguns cálculos e de menos algumas horas de sono, cheguei à conclusão de que se afastasse o rolamento da base do alumínio, este não iria empeçar na moldura de madeira.
O único sitio para onde eu podia mover o rolamento era para a frente, mas como o parafuso estava quase no limite do perfil de alumínio, tive que cortar um outro pedaço, aparafusá-lo à peça de forma a poder fazer o furo uns milímetros mais à frente.

Em teoria é tudo muito bonito, mas fazer isto na bancada da cozinha não é nada fácil, e o resultado final ficou ligeiramente descentrado.
Feito o teste verificou-se que o rolamento já corre na moldura sem qualquer tipo de constrangimento.
Após um pequeno intervalo, vamos à segunda parte, o processo final de produção, que decorreu num terreno ainda mais difícil, o chão da cozinha.

Obtido o resultado final, verificou-se que a coisa funciona. Houve erros de parte a parte, tanto na produção da peça de alumínio como no suporte de madeira para o quadro.

Este é um dos processos para executar este tipo de entalhes na madeira. Há mais formas de o fazer mas com as condições actuais parecem-me mais difíceis de executar.

Nada que não se possa vir a experimentar quando conseguir fazer aquilo que é prioritário e ainda não consegui: uma bancada de trabalho a sério.