Escritos na varanda

Imagino-me a escrever na varanda, ao fim da tarde, com o Sol a por-se no horizonte e uma bebida gelada ao lado. Como eu nem sequer tenho varanda, tudo isto é ilusão.

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Кунжутная паста


Ofereceram-me um frasquinho com um produto lá dentro. O rótulo diz "Кунжутная паста".
O nome não pressagiava nada de bom, mas como quem o ofereceu merece toda a minha confiança, decidi averiguar a questão.

Lancei os dedos ao teclado e pesquisei no Google. O que o rótulo diz é simplesmente "pasta de sésamo (gergelim).
E agora? O que fazer com isto?
Mais umas quantas pesquisas com poucos resultados, porque o que me apareciam eram receitas para fazer a pasta. O que até é bem fácil e fiquei a saber que é um produto originário do Médio Oriente e o nome original é "tahine".

Mas o que eu queria mesmo eram receitas de como usar a pasta já feita, e depois de muito pesquisar encontrei.

http://www.eucomosim.com/receitas/receitas-com-tahine/


Nem foi preciso procurar mais. Esta receita tinha um ingrediente milagroso, o grão, e mesmo que o resultado final não fosse bom, podia comer apenas o grão.
É que melhor do que um prato de grão, só dois pratos de grão.


Mas... olhando bem para o cardápio de produtos, há ali muita coisa que precisa de ser mudada.
Mais do que fazer uma mudança, é preciso fazer uma melhoria.
Cebola? Alho? Salsa? Argh!
Não há memória de um prato meu com esses ingredientes.


Feitas as contas, a coisa ficou assim:
A parte do grão contém: grão, azeite, manjericão (em vez do cominho que não havia), canela e sal.
Mudei (e retirei) alguns ingredientes, mas mantive as mesmas proporções da receita original.


A parte do molho ficou assim:
Pasta de gergelim, alho em pó, sumo de limão, azeite, mel, sal, pimenta, água.


Para a salada usei como ingrediente principal a alface. Salada que é salada tem de ter alface. Na terra de onde eu venho, a distante galáxia de O-Direito-À-Diferença-Existe-E-Quem-Não-Aceita-Deve-Ser-Morto, as palavras salada e alface são quase sinónimos.
Os restantes ingredientes, além da alface são a cenoura ralada, passas, queijo fresco, sal, pimenta.


E chegou a hora da prova. Tal como os imperadores romanos, eu também tenho um bocado de medo de ser envenenado.
A minha apreciação final é que feito por mim estava delicioso. Sobrevivi e estou à espera da minha estrela Pirelli.

It is approved Inna, You can send more, eh eh eh.
Спасибо